quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Estratégia organizacional: A contribuição de Michael Porter.

 

Michael Porter é uma unanimidade quando o assunto é estratégia. Segundo ele, o principal foco das organizações, atualmente, não deve ser o crescimento do faturamento, o que muitas empresas insistem equivocadamente em priorizar, mas a estratégia em si. “ É mais importante do que qualquer projeção de crescimento de marcado”. Ressalta o economista, professor as Harvard Business School e “autoridade” no assunto.

7 comentários:

  1. É uma posição que toda organização busca que seja favorável para sua área de atuação. Porter diz que para uma boa competitividade a estratégia tem o forças ter rivalidade entre os concorrentes, ter o poder de negociação entre os clientes, ter o poder de negociação entre os fornecedores. A estratégia também se relaciona com 3 níveis " Institucional, Intermediário e Operacional e que eles andam juntos, levando ao sistema dos pontos fortes e pontos fracos . As organizações devem está atenta no mercado visando o lucro e não abrir mão da sustentabilidade,na sua essência a vantagem competitiva é saber lidar com a concorrência e sair na frente.

    ResponderExcluir
  2. Como o próprio nome nos diz a estratégia é “conjunto de ações para alcançar um fim”, para que isso aconteça temos que citar Porter, criador de várias estratégias, entre elaa, análise de SWOT, para identificar nossas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, essa é uma excelente ferramenta para ser usada em uma nova empresa ou quando estamos para fazer algumas mudanças organizacionais. Outra ferramenta que podemos citar, é as cinco forças, onde podemos fazer uma analise abrangente, atuando em áreas de suma importância para organizações, são elas, ameaça de entrada de novos concorrentes e de produtos substitutos, negociação dos fornecedores(barganha) e poder de negociação dos clientes. Essas ferramentas trará para as empresas uma visão macro do mercado onde ela atuará, podendo assim corrigir, para obter maior sucesso organizacional.

    ResponderExcluir
  3. Entendi que é um assunto de grande relevancia para o mundo empresarial A.Estrategia competitiva é uma posição que toda organização busca que seja favoravel para sua area de atuação. Segundo Porter ele diz que para uma boa competitividade a estrategia tem o forças ter rivalidade entre os concorrentes, ter o poder de negociação entre os clientes, ter o poder de negociação enre os fornecedores, ameaça de entrada de novos concorrente e ameaças de produtos substitutos. A estrategia também se relaciona com 3 niveis " Institucional, Intermediario e Operacional e que eles andam juntos, que a organização deve ter sua missão e visão deve sabertambém quais são seus pontos fortes e fracos Oportunidades e ameaças. As organizações devem está atenta no mercado visando o lucro e não abrir mão da sustentabilidade. Na sua essencia a vantagem competitiva é saber lidar com a concorrencia e sair na frente.

    ATC, GISLANE SOUZA

    ResponderExcluir
  4. Michael Potter, considerado uma das principais autoridades mundiais em estratégia competitiva, difundiu a idéia de que estratégia ou posicionamento estratégico consiste em realizar um conjunto de atividades distinto da dos competidores, que signifique maior valor para os clientes e ou crie um valor incomparável a um custo mais baixo desta forma Estratégia organizacional e a determinação de objetos, em longo prazo de uma empresa, e a doação de cursos de ação e a alocação dos recursos necessários para alcança objetivos. A Estratégia competitiva e a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria a arena fundamental onde ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a Concorrência na indústria.ele apresenta três estratégias genérica de competição: liderança no custo, total diferenciação e enfoque. A estratégia de liderança no custo e de diferenciação busca a vantagem competitiva em um limite amplo de segmentos industriais, enquanto a estratégia do enfoque visa a uma vantagem num seguimento estreito.

    ResponderExcluir
  5. Michael Porter contribuiu com sua inteligencia para ajudar as organizações nos tempos de hoje, pois os lideres tem um grande exemplo de estratégico que ele usou, não apenas visou o lucro da empresa, mais também pensou nas pessoas, no melhor da empresa com forma de trabalho, e qualificação.

    Aluna: Rafaela Maria

    ResponderExcluir
  6. DE acordo com Michael Porter, o mesmo diz que para uma boa competitividade, a estrategia tem que apresentar forças, ter rivalidade entre os concorrentes, ter o poder de negociação entre os clientes, ter o poder de negociação entre os fornecedores, ameaça de entrada de novos concorrente e ameaças de produtos substitutos. Com isso, acredito que se uma Organização pretende ter um bom nível de desenvolvimento, precisará focar nos projetos de negociações, principalmente com os cliente, ou seja, seu poder de barganha, focar também no seu produto substituto, caso o seu produto principal não tenha uma boa aceitação regulamente. Att Tacinna

    ResponderExcluir
  7. O nível de competição entre as empresas tem levado as organizações a desenvolver estratégias, que visam torná-las menos vulneráveis às mudanças que vêm ocorrendo no ambiente externo e interno das organizações. Para minimizar os efeitos negativos deste ambiente turbulento, tem-se estimulado a elaboração do planejamento estratégico. Para PORTER (1996), a competência da organização deve ser trabalhada tanto no ambiente interno (com eficiência de gestão em sua cadeia de valor), como em relação ao ambiente externo (comunicando com seus principais parceiros, através da tecnologia de informação). É a partir desta configuração que segmentos industriais e de serviços alcançam um excelente nível de competência e vantagens competitivas.

    Atc, Everton Jeronimo

    ResponderExcluir